VILA VERDE

O concelho de Vila Verde está localizado no distrito de Braga, coração do Minho, região delimitada pela Galiza, montanhas da Serra do Gerês e Costa Marítima.

A riqueza da sua ocupação humana faz-nos recuar aos corredores do tempo, representados no seu património arqueológico, arquitetónico e etnológico das aldeias mais serranas, sendo vários os legados em todo o seu território, desde a pré-história até à época romana, constituindo-se numa marca indelével da nossa História.

 

Aqui o património natural manifesta-se num conjunto de paisagens onde se conciliam magistralmente o murmúrio do fluir das águas com o verde da vegetação, uma patente idílica presente nas praias fluviais e nas margens ribeirinhas dos rios Cávado, Homem e Neiva, cenários de pura natureza.

 

Vila Verde também se assume como palco de eventos emblemáticos, de feiras, de romarias e de valores artesanais que têm como expoente máximo os Lenços de Namorados, onde se retratam sentimentos de amor bordados sobre tecido de linho, encantos sublimes e apaixonantes que perduram no tempo.

 

Os empreendimentos de turismo em espaço rural de Vila Verde são também uma excelente oportunidade para o visitante se deixar seduzir por espaços que privilegiam o acolhimento familiar, a beleza da paisagem envolvente, os produtos da terra e as tradições locais, proporcionando experiências irrepetíveis.

 

Se a tudo isto associarmos o saber receber das nossas gentes, os aromas, as cores e os sabores do nossa gastronomia tradicional, está lançado o cardápio para conhecer e visitar Vila Verde, com os seus 1001 encantos para descobrir.

 

Esperamos por si!